E eis que chega, finalmente, o dia do reencontro...
Mourinho de um lado, o FC Porto do outro!
Muita coisa mudou desde a atribulada saída do actual treinador do Chelsea do comando dos Dragões... Pelos lados do Dragão já passou Del Neri e agora reina Fernandez... Pelo meio toda a confusão que se conhece, um plantel azul e branco que tem ainda o dedo de Mourinho, as experiências de Fernandez na tentiva de adaptação ao futebol português...
Do outro lado, também Mourinho ainda não afinou totalmente o seu Chelsea, que continua muito sólido na defesa mas pouco acutilante nas acções ofensivas... A equipa ainda não carbura o futebol com a "marca Mourinho", embora se identifiquem no seu estilo algumas das características do treinador português.
Começou a construir a equipa da defesa para o ataque e, de facto, nota-se já grande consistência na defesa, sofrendo muito poucos golos. O problema maior passa neste momento pelos poucos golos marcados, e, para irritação da imprensa inglesa, o pouco espectáculo proporcionado pelos londrinos (o que não surpreende quem viu o FC Porto de Mourinho - não tanto na época que levou à conquista da Taça Uefa, mas mais na última temporada)
Muitas emoções estarão, sem dúvida camufladas por trás das declarações de todos os protagonistas, Mourinho, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, mas também Pinto da Costa, jogadores do FC Porto.
Se é certo que Fernandez pouco terá a ver com esta situação, mais certo é que terá de ser ele a gerir psicologicamente o fenómeno que será defrontar Mourinho para jogadores que devem muito ao técnico português.
O maior problema do jogo de hoje, aquilo que me causa mais receio é o facto do conhecimento pormenorizado que Mourinho tem do futebol azul e branco (aliás se Mourinho é mestre no estudo e conhecimento de todos os adversários, o que dizer de uma equipa que construiu e caracterizou nos ultimos dois anos e meio).
E a isto acrece o facto de o FC Porto pouco ter mudado, a nível táctico pelo menos, desde a partida do técnico de Setúbal.
O 4-3-3 actual dos Dragões tem ainda muito da mecanização idealizada por Mourinho.
No entanto, por outro lado, o mais que provável 4-4-2 losango que Mourinho utilizará mais logo também é mais que conhecido dos Dragões, quer dos jogadores, quer de elementos da equipa técnica como Aloísio ou André. Mudam os intérpretes mas a essência continua lá, muito semelhante à utilizada no ano transacto nos Dragões.
Concluindo, há muitas questões para responder! Quem levará no final a melhor, confesso que não sei!
O FC Porto não está ainda ao nível que nos habituou mas confio que todas estas circunstâncias especiais funcionem como uma motivação extra para o jogo de hoje. Até porque muitos dos actuai Dragões têm ainda muito para provar na Champiosn League, Diego, Fabiano são ilustres desconhecidos na prova, Quaresma, Pepe dão também os seus primeiros passos na competição... E motivação maior do que jogar a prova rainha da Uefa, ainda por cima com o símbolo de Campeão Europeu na camisola dificilmente haverá!
Aqui ficam as equipas prováveis:
