quinta-feira, setembro 30

Resultados da sondagem

4 Jornadas após o inicio da Superliga está encerrada a sondagem que o "Pensamentos..." levou a cabo nas últimas semanas (ou meses?!) que pretendia saber quem será o principal candidato à conquista do título na época 2004/05.

Tendo começado ainda na pré-época, prolongou-se pelo início da Superliga, dando a hipótese aos votantes de verificarem a evolução das equipas na competição.

Asim, aqui ficam os resultados:

FC Porto - 43%
Benfica - 14%
Sporting - 18%
Boavista - 4%
Outro - 21%

Assim, o FC Porto é apontado como o mais provável candidato ao título desta época, a grande distância de Sporting e Benfica.
De realçar a percentagem considerável de leitores que apostam numa surpresa protagonizada por uma das equipas mais "pequenas" da Superliga.

No final do campeonato cá estaremos para ver quem tinha razão afinal!

_________________________________
Filipe Queirós @ 19:07  

Taça Uefa

Hoje é noite de Taça Uefa, com cinco equipas portuguesas em campo.
Benfica, Sporting, Marítimo, Sp. Braga e Nacional lutam pela passagem à nova fase de grupos da competição.

Chamem-me pessimista mas creio que tirando o Benfica e o Sporting (e este com dificuldades) as restantes equipas nacionais não conseguirão passar esta eliminatória.

O Benfica tem um adversário bastante fácil, tendo apenas que gerir o jogo, visto que a passagem está praticamente garantida.

O Sporting irá enfrentar em Viena um fantasma de eliminações antigas, acrescido a isto o mau momento dos leões. A ver vamos o comportamento psicológico da equipa. Creio que passará mas não sem antes passar por alguns calafrios.

O Marítimo defende em Glasgow uma magra vantagem caseira de 1 golo. Os escoceses são fortes perante o seu público e o Marítimo terá muitas dificuldades em aguentar a pressão.

O Sp. Braga, depois da derrota por 3-1 fora, necessita de marcar dois golos sem sofrer nenhum. Não é tarefa impossível, no entanto a pouca experiência dos arsenalistas na Europa pode trair as ambições bracarenses. Já ficou provado no primeiro jogo que o Braga não conseguiu lidar muito bem com o peso de um jogo europeu.

Por fim, o Nacional, tem a tarefa mais difícil de todas as equipas portuguesas. A derrota por 2 golos, sem ter conseguido marcar nenhum golo fora (e é sabida a capital importância que pode ter um golo marcado fora de portas) deixa pouca margem de manobra para os madeirenses. A maior experiência do Sevilha joga também contra a equipa portuguesa.

Assim, espero sinceramente enganar-me, o meu prognóstico é que apenas Sporting e Benfica consigam atingir a próxima fase da competição.
De qualquer modo, um voto de boa sorte a todas as equipas portuguesas.

_________________________________
Filipe Queirós @ 18:49  

Chelsea 3 - 1 FC Porto

Depois da grande antecipação que fiz ao jogo, muito pouco resta para dizer...
Não sei dizer ao certo se o Chelsea ganhou ou se foi o FC Porto que perdeu... talvez um misto das duas coisas...

Não há dúvidas que o Chelsea foi mais forte, que mereceu ganhar o jogo...
No entanto, o FC Porto não fez tudo o que estaria ao seu alcance para equilibrar o jogo e discutir o resultado.

O Chelsea não foi uma equipa dominadora e pressionante, entrou bem, aproveitanto o excessivo nervosismo de muitos jogadores azuis. Para ajudar o FC Porto entrou lento, pouco pressionante, sem conseguir entrar no jogo.

A tudo isto junta-se um golo madrugador dos londrinos, o que enervou ainda mais a equipa portuguesa, deixando os "blues" de Londres livres para jogar no contra-ataque que tanto gostam, e em que são tão perigosos.

Ao FC Porto faltou muita coisa...
A defesa continua a não mostrar a solidez dos últimos anos, neste jogo especificamente notou-se muito a adaptação dos dois laterais, a inexperiência de Pepe (foi batido em todos os lances aéreos por Terry), a lentidão de Jorge Costa. No entanto, creio que a presença do "capitão" em campo continua a ser fundamental, é um exemplo de garra, de sentir a camisola, que muitos jovens do clube precisam rapidamente de adquirir.

O meio campo também ainda não funciona como esperado. Costinha esteve bem, no entanto quebrou fisicamente muito cedo. Maniche não enche o campo como no ano passado, é triste vê-lo jogar com tão pouca garra... Diego continua completamente perdido no meio campo, esconde-se do jogo, está muito longe da mentalidade do futebol europeu.

O ataque também ainda está muito pouco incisivo... Nas alas Derlei e Quaresma não fizeram exibições positivas... Passaram muito ao lado do jogo... Fabiano sozinho entres os fortes centais do Chelsea pouco ou nada consegui fazer.

Quanto às substituições, e pela primeira vez esta época, entendi Fernandez e creio que tomou a opção certa ao lançar McCarthy e Carlos Alberto. Os dois transformaram a equipa para melhor, coincidindo a sua entrada com o melhor perírodo dos Dragões. Postiga entrou tarde, mas creio que não está em condições de desiquilibrar.

Assim sendo, com os Dragões demasiado presos durante a maior parte do jogo, o Chelsea conseguiu controlar o jogo, teve a sorte de marcar em momentos chave (aos 5 minutos de cada tempo e ainda logo depois do 2-1), tendo sido um justo vencedor.

Para o FC Porto resta ganhar os jogos com o PSG que se avizinham (o que me parece perfeitamente possível - e até provável) e também o jogo na Rússia, para que depois com a passagem assegurada e sem pressão possa encarar o jogo no Dragão com o Chelsea muito mais À vontade.

_________________________________
Filipe Queirós @ 17:55  

quarta-feira, setembro 29

Jogo grande!

E eis que chega, finalmente, o dia do reencontro...
Mourinho de um lado, o FC Porto do outro!

Muita coisa mudou desde a atribulada saída do actual treinador do Chelsea do comando dos Dragões... Pelos lados do Dragão já passou Del Neri e agora reina Fernandez... Pelo meio toda a confusão que se conhece, um plantel azul e branco que tem ainda o dedo de Mourinho, as experiências de Fernandez na tentiva de adaptação ao futebol português...

Do outro lado, também Mourinho ainda não afinou totalmente o seu Chelsea, que continua muito sólido na defesa mas pouco acutilante nas acções ofensivas... A equipa ainda não carbura o futebol com a "marca Mourinho", embora se identifiquem no seu estilo algumas das características do treinador português.
Começou a construir a equipa da defesa para o ataque e, de facto, nota-se já grande consistência na defesa, sofrendo muito poucos golos. O problema maior passa neste momento pelos poucos golos marcados, e, para irritação da imprensa inglesa, o pouco espectáculo proporcionado pelos londrinos (o que não surpreende quem viu o FC Porto de Mourinho - não tanto na época que levou à conquista da Taça Uefa, mas mais na última temporada)

Muitas emoções estarão, sem dúvida camufladas por trás das declarações de todos os protagonistas, Mourinho, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, mas também Pinto da Costa, jogadores do FC Porto.
Se é certo que Fernandez pouco terá a ver com esta situação, mais certo é que terá de ser ele a gerir psicologicamente o fenómeno que será defrontar Mourinho para jogadores que devem muito ao técnico português.

O maior problema do jogo de hoje, aquilo que me causa mais receio é o facto do conhecimento pormenorizado que Mourinho tem do futebol azul e branco (aliás se Mourinho é mestre no estudo e conhecimento de todos os adversários, o que dizer de uma equipa que construiu e caracterizou nos ultimos dois anos e meio).
E a isto acrece o facto de o FC Porto pouco ter mudado, a nível táctico pelo menos, desde a partida do técnico de Setúbal.
O 4-3-3 actual dos Dragões tem ainda muito da mecanização idealizada por Mourinho.

No entanto, por outro lado, o mais que provável 4-4-2 losango que Mourinho utilizará mais logo também é mais que conhecido dos Dragões, quer dos jogadores, quer de elementos da equipa técnica como Aloísio ou André. Mudam os intérpretes mas a essência continua lá, muito semelhante à utilizada no ano transacto nos Dragões.

Concluindo, há muitas questões para responder! Quem levará no final a melhor, confesso que não sei!
O FC Porto não está ainda ao nível que nos habituou mas confio que todas estas circunstâncias especiais funcionem como uma motivação extra para o jogo de hoje. Até porque muitos dos actuai Dragões têm ainda muito para provar na Champiosn League, Diego, Fabiano são ilustres desconhecidos na prova, Quaresma, Pepe dão também os seus primeiros passos na competição... E motivação maior do que jogar a prova rainha da Uefa, ainda por cima com o símbolo de Campeão Europeu na camisola dificilmente haverá!

Aqui ficam as equipas prováveis:



_________________________________
Filipe Queirós @ 10:46  

terça-feira, setembro 28

Parabéns!!



28 de Setembro de 1893
28 Setembro de 2004


111 anos passaram entretanto... muitas histórias para contar, um vastíssimo passado para recordar, um enorme futuro para construir...

Tudo com um denominador comum, um espírito, uma crença, um modo de ser diferente, característico, único...
Não dá para explicar o que é ser portista, aquilo que se sente ao entrar num Estádio magnífico como o do Dragão (ou como foi o saudoso Estádio das Antas), mas sei que todos aqueles que sentem o FC Porto sabem perfeitamente aquilo que quero dizer!!
Parabéns a uma fantástica instituição, que é muito maiss do que isso... É demasiado grande, demasiado forte para exprimir através de palavras... Sente-se!!
Parabéns FC PORTO

_________________________________
Filipe Queirós @ 21:25  

segunda-feira, setembro 27

Novidades

E com o regresso vêm novidades!!

Em primeiro lugar uma actualização da lista dos blogs que visito, tendo retirado alguns que foram extintos pelos seus autores e acrescentando outros, em resposta a links feitos a este blog.

Em seguida, uma inovação, que já faltava há algum tempo, a criação de um e-mail de contacto do blog, onde espero contar com as vossas sugestões e onde também gostaria de receber os vossos pensamentos!

É mais uma tentativa para "dar vida" ao blog, mantendo-o sempre activo!!

Espero as vossas opiniões!

_________________________________
Filipe Queirós @ 21:16  

"Blogando"...

Já lá vão muitos dias desde o último post que escrevi aqui...
Confesso que nos últimos dias um misto de falta de inspiração, tempo e vontade fizeram-me afastar um pouco deste espaço no qual nos últimos meses me fez companhia e me permitiu fazer algo de que gosto imenso, escrever!

No início não tinha muito bem definido o rumo que o blog iria tomar... com o passar do tempo, e algo inconscientemente, os acontecimentos falaram por si e o futebol passou a ser o tema mais tratado por estas bandas!
Sendo um dos assuntos que mais me chama a atenção, confesso que sou apaixonado pelo jogo em si, nas suas mais variadas vertentes, creio que é um pouco redutor, para mim, tratar apenas disso neste espaço...

É o meu espaço, pensado para que possa exprimir aquilo que me vem à cabeça nos mais variados momentos.. E, ao que parece, houve muitos momentos em que o futebol foi rei!

Para o futuro, e sem fazer muitas previsões, espero continuar a tratar o tema, pois é-me completamente impossível não falar sobre este assunto! No entanto vou procurar alargar o âmbito dos temas aqui abordados!
Aproxima-se a passos largos um novo ano lectivo que trará com ele muitos assuntos para escrever aqui!

A ver vamos como correm as coisas daqui em diante!

PS1: O mais importante é que a vontade de escrever está de volta!

PS2: Consola fantástica.. passo algumas horas em frente à tv à custa dela!!

PS3: Espero que continuem a aparecer por cá.. prometo que haverá coisas para ler!


_________________________________
Filipe Queirós @ 21:02  

sexta-feira, setembro 10

Marcante...

Não tinha intenções de fazer grandes comentários sobre a semana que passou... Não tive oportunidade para escrever durante estes dias e não tem grande lógica pegar em alguns assuntos que numa situação normal mereceriam algum comentário da minha parte.

No entanto uma excepção tem de abrir-se para o caso dos reféns na Ossétia do Norte...

Foi demasiado marcante para passar sem uma palavra minha, marcou-me, foi um choque demasiado grande para passar em branco.

Não segui a situação ao pormenor desde o início, mas a notícia prendeu a minha atenção desde que foi pela primeira vez relatada, culminando com o trágico desfecho vivido por milhares de pessoas na "primeira pessoa" e afectando muitos milhões por esse mundo fora.

Não procurarei dissecar os pormenores do sequestro, a actuação da polícia, das mais altas autoridades russas... muitas culpas se poderão apontar a muita gente mas sinceramente não é isso que mais importa agora...

Não compreendo a atitude cobarde de um grupo de terroristas que sequestram crianças inocentes, as tratam desta forma desumana...

Revolta-me, enoja-me...

Onde irá parar o mundo quando os problemas se resolvem desta forma?

Muito triste...

_________________________________
Filipe Queirós @ 20:31  

De volta!

É verdade, estou de volta às lides da blogosfera!
Não fui de férias, apesar de vontade para isso não faltar! Regressei ao meu "local de trabalho"!

Chegou Setembro e foi tempo de voltar aos livros para tentar fazer umas melhorias... coisas malucas que se fazem!

Com dois exames esta semana e sem internet à disposição o blog ficou um pouco esquecido...

Para a semana deverá passar-se mais ou menos a mesma coisa! Mais estudo até sexta-feira!

_________________________________
Filipe Queirós @ 20:07